sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Entrevista: Baterista Gerson Lima Filho






1-) Como surgiu sua paixão pela música e pelo mundo da bateria?

Na verdade está no sangue, pois meu pai é músico e teve banda e eu acompanhava ele em alguns ensaios, eu ficava vidrado na batera.Com 8 anos comecei a juntar papelões e panelas e ficava batucando na casa dos meus avós, foi aí quando minha mãe resolveu colocar em um conservatório. Parece clichê, mais foi assim!

2-) Qual era o objetivo principal quando você começou à tocar?

Quando eu comecei  eu queria aprender o instrumento mesmo...mas não ligava para teoria, somente em aprender a tocar os sons que eu gostava e ai sim, formar uma banda. Quando eu tive minha primeira banda fora de apresentação de conservatório, isso com 12 anos de idade, tinha como objetivo que era tirar Aces High do Iron Maiden! Hehe. Ralei muito para tocar ela.

3-) Quando se trata de ensinar jovens músicos bateristas.. o que é mais importante passar a eles?

Como comecei cedo pude aprender com algumas falhas que tive no começo, mas isso por minha culpa. Quando comecei não me preocupava com teoria...A minha sorte é que meu pai sempre pegava no meu pé em termos de leitura e escrita, e hoje isso me salva muito e é um grande diferencial! Então uma das coisas que quando aluno começa a fazer aula seja profissional ou mesmo hobby passo a parte de leitura e escrita.

Fora a parte técnica,rudimentos,postura etc... A parte de filosofia. Mostrar para o aluno que música não é competição, não existe "o melhor baterista do mundo".

Outro fator é ter identidade! Tentar buscar seu som! É muito importante ter influências, mas temos que tomar muito cuidado para não virarmos uma cópia.


4-) Fale um pouco sobre seu trabalho como colunista e na internet.

Hoje sou colunista do maior site do brasil de bateria que é o www.batera.com.br e da versão nacional da revista Modern Drummer.

Meu trabalho na internet é muito forte, possuo um canal no Youtube desde 2006( www.youtube.com/gersonfilho1982 ) onde tenho mais de 2 milhões de acessos no geral e mais de 10.000 inscritos. No cana posto aulas para iniciantes, intermediários e avançados.

5-) Quais são suas principais influências como baterista?

Nicko Mcbrian, Uli Kush, Christiano Rocha,Kiko Freita,Cuca Teixeira, Carter Beauford, Vinnie Colaiuta...

6-) Fale sobre seus endorsers.

Hoje sou endorsee das baterias Odery que é uma marca brasileira (segue abaixo o link do vídeo falando sobre a configuração da minha bateria), Drummer's capas protetores de pratos e Pads de estudos Training Pad´s.
Tenho o apoio da primeira Drum Shop do Brasil,o Batera Clube.

7-) Pra finalizar deixe seu contato e uma mensagem para os jovens bateras que estão começando e para as pessoas que estão lendo a entrevista.

Estude o instrumento seja o qual for, mas aprenda ele pela sua vontade e não por moda ou por que era sonho do seus pais etc...

E se você quer viver de música não seja mole! Corra atrás, estude, e tenha a mente aberta e foco!

Abraços e Rim Shot's.



Links:



Nenhum comentário: